O álcool e seus benefícios na saúde do homem
Historicamente falando, o emprego do álcool no tratamento das mais diversas enfermidades, sempre foi explicitado em documentos, papiros, tábuas, e-mails, twitter, Orkut, facebook ou qualquer outra forma primitiva de comunicação. Sua utilização como desinfetante para ajudar na cura das feridas dos gladiadores, era quase uma norma médica. Até o século XVIII, muitos preferiam utilizar o vinho à água, uma vez que essa era constantemente contaminada. É seguro dizer, que no meio científico a bebida que desperta maior curiosidade e encantamento dos pesquisadores na atualidade é o vinho. Não apenas pelo fato dele ser uma bebida alcoólica, mas sim pela sua composição no geral, com presença de diversos antioxidantes pertencentes a classe dos polifenóis (flavonóides, taninos, catecinas e etc). consumido com moderação (30g homem/15g mulher) o vinho pode prevenir diversas doenças coronarianas, uma vez que diminui o nível de colesterol LDL (ruim) no sangue, e em contrapartida aumenta os níveis de colesterol HDL (bom) no mesmo. Doenças cerebrais como Alzheimer, respiratórias, digestivas, urinárias e até mesmo o diabetes podem ser evitadas com o consumo moderado de vinho.
Aproximando mais esse debate para nossa realidade, a bebida favorita de 90% de todo bom brasileiro é a cerveja. Pois bem amigos, aquela geladinha também pode ser uma boa fonte alternativa de saúde. O raciocínio é o mesmo do vinho, com doses diárias de 30g (aproximadamente 3 copos), e seus efeitos benéficos também são bastante parecidos, como prevenção de doenças coronarianas, cerebrais, diabetes dentre outras. A diferença, é a fonte pela qual tais benefícios são adquiridos, uma vez que na cerveja, as substâncias antioxidantes e vitaminas absorvidas, são provenientes dos cereais maltados empregues na sua fabricação. Vale ressaltar também, que o consumo moderado de cerveja ajuda na prevenção da infecção pela bactéria Helicobacter Pylori, causadora de úlceras estomacais e potencial fator de risco de cancros do estômago.
Os efeitos benéficos proporcionados pelo uso consciente do álcool (vale dizer mais uma vez, “uso consciente”) são inúmeros, e a cada dia, mais e mais vantagens vêm sendo estudadas e comprovadas. Portanto amigos, agora vocês já têm argumentos suficiente para lotar a geladeira de casa com cerveja, e se a sua mãe quiser discutir bebida contigo, dizendo que beber um dia vai te matar, mostre esse texto a ela, talvez ela perceba que você não é tão mal de saúde assim, e que a saúde dela talvez não esteja tão boa quanto pensa…
Fonte:http://etilicos.com/o-alcool-e-seus-beneficios-na-saude-do-homem/#more-168
By Maguila
Nenhum comentário:
Postar um comentário